• pt-br
  • en

Notícias

Como prevenir ações trabalhistas contra sua empresa

Alguns casos de ações trabalhistas tendem a se repetir quando a empresa não tem o conhecimento sobre a legislação e não se preocupa em buscar essas informações disponíveis para acesso publicamente.  

Um dos exemplos mais comuns que move ações na área trabalhista é o de pagamentos realizados, mas sem constar em folha os valores pagos aos colaboradores. Essa prática resulta no não recolhimento previdenciário e depósitos fundiários.  

Ainda exemplificando práticas incorretas relacionadas aos pagamentos de colaboradores, o não pagamento de horas extras também são motivações para gerar as ações trabalhistas, principalmente se o colaborador armazenar todo tipo de prova que comprova as horas a mais trabalhadas e não pagas pela empresa.  

Fazer com que o colaborador passe mais de 2 horas extras além de seu expediente pode ser considerada excesso de jornada de trabalho. Impedir que o trabalhador tenha um horário de descanso (de acordo com as leis vigentes) também é motivo para mover ações trabalhistas.  

Outros casos que podem mover ações contra a empresa são: 

  • O não pagamento de adicional de insalubridade; 
  • O não pagamento de adicional de periculosidade;  
  • Desrespeito à estabilidade (como gravidez, licença médica). 

As ações trabalhistas são baseadas em todos os aspectos legais das situações. Caso a caso é analisado para auferir uma solução justa e diante das provas apresentadas.  

Brasil registra altos índices de ações trabalhistas 

Segundo estatísticas do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2016 foram 3,9 milhões de novas ações trabalhistas e, até o momento já passaram de 2 milhões de tramitações em nosso país.  

Para que sua empresa não seja afetada por esses tipos de ações, ter um escritório de advocacia que crie as melhores estratégias para prevenir e reduzir passivos trabalhistas é uma excelente solução, pois terá acesso aos profissionais que conhecem todos os parâmetros legais em suas áreas de atuação.  

Neste artigo, vamos conhecer alguns casos comuns que geram os principais pleitos trabalhistas em nosso país.  Deste modo, torna-se viável a prevenção de ações trabalhistas.  

Contrate um escritório de advocacia para área Trabalhista e previdenciária  

A prevenção é o melhor caminho para evitar desgastes desnecessários e atuar de acordo com as leis vigentes.  

Diante de tantas informações, ter um escritório de advogados competentes e com amplas experiências na área contribui para ter acesso a uma atuação no contencioso administrativo e judicial com presença em tribunais e órgãos de todo país.  

escritório de advocacia Feiteiro & Araujo está localizado em São Paulo (SP), mas com disponibilidade em atuar em qualquer estado brasileiro. 

Entre em contato conosco para solicitar a prestação de nossos serviços jurídicos. Escolha um dos nossos canais de atendimento.